segunda-feira, 24 de abril de 2006

Revolucionários e reaccionários

Outro dia numa discussão com um colega meu, que é anficadamente de esquerda, falava-se sobre o crescente número de jovens que contrariam o espírito rebelde da juventude e são de direita, alguns mesmo de uma direita algo reaccionária. A referida discussão provocou que me viesse à mente aquela frase (falsamente atribuída a Churchill) cujo autor desconheço: "Quem aos vinte não é de esquerda não tem coração; quem aos quarenta não é de direita não tem cérebro."

Discordo da frase, e da ideia que a nossa juventude está a contrariar o seu espírito rebelde. Ser jovem e ser rebelde não é ser de esquerda, é ter um espírito de independência que nos permite seguir as nossas ideias mesmo que não se "adecuem" às de quem nos rodeia.

Assim, não acho que a nossa juventude esteja "a ficar velha antes de tempo" nas palavras do meu colega, após eu ter citado a frase supra mencionada. Acho, isso sim, que nos estamos a revoltar contra uns ideais (de esquerda) que desiludiram nos últimos cem anos o mundo, e particularmente nos últimos trinta e dois anos Portugal.

Ou então posso ser só eu que sou um bocado reaccionário...

2 comentários:

Anónimo disse...

Ser reaccionário é ter reacção.
Quem não tem reacção ou está doente ou oprimido.
Não é por acaso que certas ideias, totalitárias e escravizadoras, por tudo e por nada são contra a reacção.

José Pedro Salgado disse...

Certo, mas desta vez reacçionário referia-se às pessoas apelidadas de reaccionárias por reagirem indiscriminadamente a qualquer acção. Ou seja, reaccionário enquanto pessoa avessa à mudança só por ser diferente do que já existe. É neste sentido que deve ser entendido o termo reacionário.
Concordo plenamente com a mudança positiva, tal como sou contra a negativa.