sábado, 16 de setembro de 2006

Se eu fosse um vilão

Há uma página com o teste sobre quem seriam se fossem um vilão. Eu calhou-me o bacano infra mencionado (nunca tinha ouvido falar).








Scorpius
You scored 32 % maniacal, 70 %intelligent, and 47% power!
If you've never heard of him, you'd probably better watch Farscape, but it's cancelled, so oh well. Scorpius has a split personality, one seems very pleasant and intelligent, the other is strong and forceful. He has his share of problems, but he doesn't let anything stand in his way. He is very determined and scary too.







My test tracked 3 variables How you compared to other people your age and gender:
















free online datingfree online dating
You scored higher than 99% on maniacal





free online datingfree online dating
You scored higher than 99% on intelligent





free online datingfree online dating
You scored higher than 99% on power
Link: The Evil Villain Test written by Reiryu on OkCupid, home of the The Dating Persona Test

Expresso versus Sol

Falando enquanto alguém que, por uma vez, até se levantou cedo, diria que nunca um Expresso andou tão rápido, nem nunca um Sol desapareceu tão depressa.

Será marketing? Há quem defenda que sim.

quinta-feira, 14 de setembro de 2006

Ainda dizem mal da nossa arbitragem

"Golo marcado por apanha-bolas

Polémica no futebol brasileiro

Um golo marcado por um apanha-bolas e validado pela árbitra durante o jogo de futebol entre os clubes brasileiros Santacruzense e Atlético de Sorocaba, domingo passado, está a gerar polémica em São Paulo.
Lusa
A confusão instalou-se a um minuto do fim da partida, numa altura em que o Sorocaba vencia por 1-0, quando Samuel, jogador do Santacruzense rematou a bola contra a malha lateral. Foi nesse momento que o apanha-bolas, aproveitando o facto de a árbitra, Sílvia Regina de Oliveira, estar de costas, empurrou a bola para dentro da baliza. O golo foi validado por indicação do árbitro assistente, que correu para o meio-campo para validar o tento, tendo Regina de Oliveira, uma das mais conhecidas e experimentadas mulheres árbitros do Brasil, validado o lance.

Pouco depois o jogo chegou ao fim com o empate 1-1, pelo que o Santacruzense assumiu a liderança do Grupo 3 da Taça da Federação Paulista de Futebol, seguido do Sorocaba, que perdeu, assim, o primeiro lugar. A direcção do Sorocaba prometeu recorrer até às últimas instâncias para que o golo seja anulado e o vice-presidente do clube, Waldir Cypriani, já enviou à federação cópias da gravação do jogo, que comprovam que a bola foi posta dentro da baliza pelo apanha-bolas.

Contudo, a Federação de Futebol do Estado de São Paulo diz que, legalmente, é impossível anular o golo, pois está registado no relatório oficial entregue pela árbitra no final da partida. "

Isto veio

  • daqui
  • domingo, 10 de setembro de 2006

    E a malta a pensar mal da Floribella

    Retirado do Aspirina B


    "Floribella estraga-se


    Quando me apercebi de que «Floribella» era uma série de sucesso, o linguista em mim entrou em êxtase. Portugal inteiro poderia transformar-se num grande laboratório linguístico. Muito concretamente, podia dar-se o caso de a pronúncia nortenha de Flor levar a desacelerar processos activos na nossa fala. Quem sabe se, mesmo, inverter um ou outro.

    Luciana Abreu dizia «primêiro», não «primâiro». Dizia «dôu», não «dô». Isso era um novidade em ficção televisiva nacional, decerto em personagem de relevo. Os dois ditongos «êi» e «ôu» vêm da Alta Idade Média, tendo-se formado no Noroeste peninsular acima do Douro (do «Dôuro», claro). Para sermos mais exactos: são invenções galegas puro-sangue. Foram, mais tarde, levados assim para o Brasil, onde se mantêm.

    Em Portugal, os dois ditongos sofreram, em séculos recentes, transformações no Sul. Assim, «ôu» deixou de ser ditongo para passar a simples vogal, «ô». (Uma interessante hipercorrecção a Sul - as hipercorrecções são sempre reveladoras - é grafar-se «poude» para reproduzir a pronúncia «pôde»). O ditongo é ainda hoje audível acima do Mondego, mas isso cada vez menos, e aceleradamente.

    O caso de «êi» foi diferente. Poderia ter-se vocalizado em «ê» (e, na realidade, nós, os alentejanos, fizemo-lo), mas o eixo Coimbra-Lisboa resolveu a coisa diferentemente, modificando o ditongo para «âi». E o processo continua, aproximando-se da pronúncia «ái». Por vezes, numa série portuguesa, não percebemos se a personagem diz «Sei», ou «Sai!». E em alguns locutores é difícil saber se os trabalhadores apresentaram «queixas», ou «caixas».

    Ora, que aconteceu a Floribella, a linda mocinha de Gaia? O «êi» mantém-se-lhe. Veremos por quanto tempo ainda. (Tempo, decerto, haverá, já que os autores do script vêem jeito de, a cada episódio, evitarem cinco vezes, in extremis, o final da série. Isso diverte imenso a pequenada, que adora quiproquós, e que lhe contem, cem vezes que seja, as mesmas histórias). Mas o «ôu» de Luciana, ao fim de uns meses de ambiente meridional, já se perdeu na maioria dos casos.

    É isso. Do empolgante laboratório nacional, resta o deprimente condicionamento de Luciana Abreu. A norma de Lisboa soma vitórias, e uma delas está em ecrã todas as noites.

    Restam-nos os miminhos. Esses, vá lá, parecem garantidos."

    Ocorreu-me

    Embora sejam essenciais para a vivência em sociedade, não haja dúvidas que não há acção pior que a generalização. Nem tipo pior que o esteriótipo.

    Festival Internacional de Música- Santarém (PATRICE, Expensive Soul..)

    O primeiro Festival Internacional de Música do Alviela realiza-se no concelho de Santarém, de 15 a 17 de Setembro, com o objectivo de juntar perto de 20 mil pessoas numa manifestação cultural que, ao mesmo tempo, pretende promover os valores da defesa da água e da natureza em geral.
    O brasileiro Martinho da Vila e os portugueses João Pedro Pais, D'ZRT, FF, Fingertips e Expensive Soul fazem parte do cartaz, mas a atracção principal é Patrice, músico de reggae de nacionalidade alemã e com raízes na Serra Leoa que participou no último Super Bock Super Rock e, mais recentemente, no Sagres Surf Festival.

    Segundo Francisco Moita Flores, presidente da edilidade escalabitana, esta será "uma festa que elege a água como o bem mais precioso para a vida dos homens". "Todos sabemos da grave situação em que se encontra o rio Alviela.
    Da conspurcação das águas, da destruição da sua fauna e flora, do empobrecimento radical do ecossistema em que se integra", frisou o autarca de Santarém, durante a apresentação do festival.

    Este deverá ser o maior festival musical realizado no concelho de Santarém. Tem lugar num terreno amplo da freguesia de Vaqueiros, próximo do Alviela, onde há parque de campismo gratuito, áreas de exposição e venda de produtos diversos, de restauração e de fotografia.

    ( uma notícia PUBLICO )

    Os bilhetes podem ser adquiridos no Posto de Turismo da Câmara Municipal de Santarém, nas 28 Juntas de Freguesia do Concelho, nas Lojas FNAC, Lojas Abreu e Ticketline, pelo preço de 10,00 euros dia e passe dois dias 15,00 euros.


    Mais informações:

    http://www.cm-santarem.pt

    sábado, 9 de setembro de 2006

    As desculpas de Arnie

    O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, pediu desculpas por ter chamado "fogosa" a uma deputada da Assembleia Estadual, também ela republicana.

    Schwarzenegger foi criticado pela sua oposição, o democrata Phil Angelides por utilizar linguagem "profundamente ofensiva para todos os californianos". O próprio Schwarzenegger disse que não devia ter proferido as afirmações, declarando que não admitiria esse tipo de comentários aos filhos.

    Desculpem lá, "fogosa" ("very hot" no original) é um insulto?

    Não me parece, nem pareceu aliás à "insultada" que apareceu lado a lado do Governador a dizer que se sentia lisongeada por ser reconhecido que defende as suas convicções com muita paixão.

    Parece-me, isso sim, que a malta do "politicamente correcto", lobby estranhamente muito forte nos E.U.A. anda novamente a fazer das suas.

    Assim, enquanto membro do mundo latino, ao Sr. Schwarzenegger, ao Sr. Angelides e ao people do politicamente corecto digo: sangue na guelra e com muito orgulho.

    sexta-feira, 8 de setembro de 2006

    Inacreditável

    O PCP emitiu uma nota de imprensa sobre a alegada presença das FARC no AVANTE. Para quem pensava que isto não descia mais fundo, eis senão quando os "operários" do PCP decidem começar a cavar...




    "A propósito das notícias
    sobre a presença das FARC na Festa do «Avante!»
    (07.09.2006)

    Tendo em conta as notícias vindas a público pela comunicação social e respectivas declarações de entidades diplomáticas e do estado português sobre a presença das FARC na Festa do “Avante!” tona-se público o seguinte:
    «1 - A exemplo de anos anteriores, participaram na Festa do “Avante!” – a convite do PCP – 43 partidos e organizações progressistas de todo o mundo, transformando-a num importante acontecimento internacional e num grande espaço de solidariedade internacionalista e de luta contra o imperialismo. Facto que, por si só, revela os profundos laços de cooperação e amizade que o PCP mantém com partidos e povos de todo o mundo e que raramente é noticiado pela comunicação social portuguesa como um dos aspectos mais ricos da Festa do “Avante!”
    2 - Os princípios que norteiam os convites decididos pelo PCP para a Festa do “Avante!” e outras iniciativas, baseiam-se exclusivamente na sua política de relações internacionais e na solidariedade dos comunistas portugueses para com aqueles que em todo o mundo desenvolvem processos de resistência e luta contra as políticas anti-sociais, antidemocráticas e belicistas das principais potências imperialistas, ou de governos claramente manietados e instrumentalizados por essas potências – como é o caso do governo colombiano. Assim, estiveram em Portugal organizações de países e povos que prosseguem corajosamente processos de luta contra essas políticas como são exemplos o Partido Comunista Libanês, várias organizações palestinianas, nomeadamente a OLP, o Partido Comunista de Cuba, o Partido Comunista da Boémia e Morávia, etc…
    3 - No quadro dos convites efectuados para a Festa do Avante - de acordo com os princípios enunciados anteriormente - estiveram presentes nesta iniciativa duas organizações provenientes da Colômbia a saber: O Partido Comunista Colombiano e a Revista “Resistência”.
    4 - O PCP aproveita esta oportunidade para denunciar as tentativas de criminalização da resistência ao grande capital e ao imperialismo e para reiterar a sua frontal oposição à classificação pelos EUA e União Europeia das FARC - uma organização popular armada que há mais de 40 anos prossegue, entre outros objectivos, a luta pela real democracia na Colômbia e por uma justa e equitativa redistribuição da riqueza, dos recursos naturais da Colômbia e da posse e uso da terra – como organização terrorista.»

    Nota do Gabinete de Imprensa do PCP"

    Isto veio

  • daqui
  • quinta-feira, 7 de setembro de 2006

    As FARC no AVANTE!!!

    O ministro António Costa diz que os SEF não detectaram nenhum colombiano a entrar no país para vir ao AVANTE.

    Onde é que este mundo vai parar quando membros de organizações terroristas fortemente conotadas com o tráfico de droga já nem avisam a malta que nos vêem cá visitar?..

    quinta-feira, 31 de agosto de 2006

    Universidade de Verão

    Estou a escrever-vos a partir da Universidade de Verão da JSD.

    Falar de uma iniciativa que cada vez mais ganha nome pela excelência que marca todos os aspectos da sua realização é sempre uma tarefa árdua, mas não se me afigura possível ter esta experiência sem me juntar à cada vez maior (quatro edições com cerca de cem pessoas cada uma) legião de fãs da iniciativa, que a elogiam sem fim.

    De facto, o carácter de rigor, competitividade e (grande) exigência com que tudo se passa só é comparável com o espírito de informalidade, companheirismo e descontracção com que tudo se passa.

    Uma combinação destes factores que mais do que se juntarem, se completam, augura algo de muito bom para as edições posteriores, bem como para os alunos que seguirem e aplicarem lá fora as aprendizagens aqui adquiridas

    sábado, 26 de agosto de 2006

    Mulheres...

    Deparei-me outro dia com este fabuloso vídeo que, na minha opinião retrata lindamente o género feminino. Umas mais que outras, é certo, mas mesmo assim.

    http://www.ifilm.com/player/?ifilmId=2699011&refsite=7181

    sábado, 12 de agosto de 2006

    A língua oficial do país

    Sem desprimor para a nossa Constituição, que muito prezo, nesta altura do Verão quando vou ao interior do país, à praia, ou mesmo em Lisboa quando passo pela Gare do Oriente, questiono-me sobre a correspondência material à norma formal que na nossa Lei Fundamental determina a língua oficial.

    De facto, como pode o nº 3 do artigo 11º (cuja epígrafe é Símbolos nacionais e língua oficial) determinar a nossa língua oficial como sendo o Português quando 9 em cada 10 vezes a primeira coisa que se ouve depois de estender a toalha na areia é "Jean-Pierre, viens ici imediatement se na queres levar um par de solhas."

    terça-feira, 18 de julho de 2006

    Só no Marco, mas o homem até tem razão...

    Requerimento

    Exmo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses

    Joaquim Manuel Coutinho Ribeiro, eleitor nº 6 da freguesia deSoalhães, vem expor e requerer a V. Excia o seguinte:


    1. Na reunião da Assembleia Municipal do passado dia 29, ouvi V.afirmar que, a partir desta semana, iria passar a dispor de um Audia6.

    2. E percebi, das suas palavras, que não se tratava de um acto devaidade pessoal, mas uma forma de melhorar a imagem do município, poisque a viatura estaria ao serviço do município e não do seu presidente.

    3. Reflectindo sobre o assunto, lembrei-me de que o Audi do municípiopoderá resolver-me um problema logístico que tenho em mãos.

    4. No próximo dia 13, é o casamento da minha prima Ester (jovemmédica) com o David (jovem médico).

    5. Pediu-me a minha prima que a transportasse à Igreja, ao que eu anuí.

    6. Lembrei-me, depois, que o meu carro só tem duas portas o que,convenhámos, não é muito operacional para o efeito, sobretudo paraentradas e saídas, já que o vestido poderá ficar agarrado eeventualmente rasgar-se.

    7. Foi desta forma que me lembrei que, sendo eu munícipe do Marco, eestando o Audi ao serviço do município, seria um acto da maior justiçaque eu pudesse transportar a minha prima ao casamento no A6.

    8. Ainda pensei que talvez pudesse requerer a utilização do jeepToyota, mas temo que os convidados possam gozar a noiva por sedeslocar em em tal veículo.

    9. Opto, pois, pelo Audi, com a promessa de que o entregarei lavado ecom o combustível reposto.10. Dispenso o motorista.Face ao exposto, requeiro a V. Excia se digne emprestar o A6 parautilização deste modesto munícipe no próximo dia 13, durante todo odia.

    Pede deferimento

    Joaquim Manuel Coutinho Ribeiro


    http://marcohoje.blogspot.com/2006/07/requerimento.html

    segunda-feira, 17 de julho de 2006

    Indissociáveis

    quarta-feira, 17 de maio de 2006

    Maternidades

    Acho muito bem que as pessoas não queiram que as maternidades fechem nas suas terras.

    E o problema tem solução fácil:

    -Em vez de irem trabalhar para o litoral, as pessoas que se concentrem no interior;

    -Em vez de terem só 1 ou 2 filhos, tenham os 5 ou 6 ou mais de antigamente;

    -O que obviamente implica k essa de ter filhos mais tarde acabou: há k aproveitar o período fértil enquanto ele dura;

    -Isso sem falar k isso de ambos os pais trabalharem também acabou, mesmo k os putos vão para escolas, ou jardins de infância, coordenar akilo tudo exige pl - 1 Pai a tempo inteiro (todos conhecemos pl - 1 família assim);

    -O k por si só já quer dizer k só entra um salário em casa para 7 ou 8 pessoas, tá a gerir o orçamento e a fazer economia (acabaram-se as noites de poker e os perfumes channel).


    Cumpram a vossa parte, e vos garanto k ninguém vos fecha a maternidade da terra.

    segunda-feira, 15 de maio de 2006

    A morte como probabilidade estatística

    Outro dia contaram-me um episódio sobre uma discussão numa aula de Dto. Penal.

    Um aluno, ao referir que, para efeitos de avaliação da imputação objectiva de um sujeito (ou seja, se ele pode ser, e a que nível pode ser, responsabilizável) no que toca à morte de outro, que "a morte é uma coisa inevitável", encontrou a objecção do professor.

    O argumento utilizado pelo docente era de que lá porque toda a gente que viveu até hoje morreu, não quer dizer que isso aconteça sempre.

    Embora possa parecer à primeira vista uma discussão ridícula, não é sem um pequeno fundo de verdade. Nada nos garante que as circunstâncias que levam à decadência do nosso corpo ocorram eternamente, ou que não venham a ser atrasadas (como aliás já acontece), sejam detidas ou mesmo invertidas.

    De facto(e agora já entrando num ambiente muito Código DaVinci) a história é construída através dos registos que aqueles antes de nós nos deixaram, pelo que, lá porque não existem registos fidedignos do assunto, nada nos garante que nunca tenha acontecido, se bem que seja de facto improvável.

    Viver para sempre parece-me bem, mas, como disse Rodrigo Moita de Deus na revista Atlântico: "com o corpo dos vinte, a sabedoria dos cinquenta, e a performance sexual dos trinta."

    segunda-feira, 24 de abril de 2006

    Revolucionários e reaccionários

    Outro dia numa discussão com um colega meu, que é anficadamente de esquerda, falava-se sobre o crescente número de jovens que contrariam o espírito rebelde da juventude e são de direita, alguns mesmo de uma direita algo reaccionária. A referida discussão provocou que me viesse à mente aquela frase (falsamente atribuída a Churchill) cujo autor desconheço: "Quem aos vinte não é de esquerda não tem coração; quem aos quarenta não é de direita não tem cérebro."

    Discordo da frase, e da ideia que a nossa juventude está a contrariar o seu espírito rebelde. Ser jovem e ser rebelde não é ser de esquerda, é ter um espírito de independência que nos permite seguir as nossas ideias mesmo que não se "adecuem" às de quem nos rodeia.

    Assim, não acho que a nossa juventude esteja "a ficar velha antes de tempo" nas palavras do meu colega, após eu ter citado a frase supra mencionada. Acho, isso sim, que nos estamos a revoltar contra uns ideais (de esquerda) que desiludiram nos últimos cem anos o mundo, e particularmente nos últimos trinta e dois anos Portugal.

    Ou então posso ser só eu que sou um bocado reaccionário...

    domingo, 16 de abril de 2006

    O Evangelho segundo Judas

    Agora debate-se a teoria se Judas ñ seria de facto o melhor amigo de Cristo, e se a mais famosa traição da História não teria sido uma combinação entre ambos, com o intuito de Cristo cumprir plenamente a sua missão na terra.

    Não sendo, confesso, um profundo conhecedor dos Evangelhos, sempre tive a noção de k, pelas posições controversas k defendia, Cristo nunca teve dificuldades em fazer inimigos, para k a ajuda dos amigos?

    Por outro lado, é indiscutível k um mártir "vende" muito mais. Vejam Van Gogh ou (para os menos dados à História) o filme "Inocente ou Culpado" com o Kevin Spacey.

    Aviso à FDL

    Queria aproveitar para mencionar que este blog não se insere na vaga de blogs que têm vindo a surgir a comentar a situação interna da Faculdade de Direito de Lisboa (da qual sou aluno) embora não se coíba necessariamente de o fazer.

    De volta

    Depois de uns largos meses de molho, o World Synergies está de volta. Se tudo correr bem, de vez.